sexta-feira, 4 de junho de 2010

Poster

Relatório Final

Neste terceiro período utilizámos a primeira aula para a reelaboração do portefólio a fim de corrigir todos os pontos que ainda não estavam bem.

Prosseguindo com o trabalho elaborado no segundo período nas primeiras aulas concluímos a parte referente ao motor, isolámos a cúpula e também o tubo PVC por onde sai o ar do motor.

Depois de concluído o motor passámos a parte do movimento do hovercraft. Para isso chegámos a conclusão que como teríamos de evitar grandes pesos com pena de este não aguentar, que o melhor a utilizar seria ventoinhas de computador. Para funcionarem tivemos ainda que adquirir umas pilhas de 12V.

Com isto começámos com as experiências se o hovercraft se conseguia mover, mas concluímos que não se movia e observamos que a saia teria de ser aberta para que assim o ar que saía do motor fizesse pressão sobre o solo e este deslizasse mais fácil. De início fizemos uns furos mas depressa observámos que não seria suficiente e que teríamos de abrir quase por completo a saia. Fomos cortando aos poucos até que cortámos demais e este não segurava o ar na saia que restava. Como o plástico que usámos provocava muito atrito decidimos experimentar com um saco do lixo (mais fino e mais “mole”), que por fim resultou e o hovercraft segurava o ar dentro da saia e conseguia-se mover.

Depois passámos a parte eléctrica, em que em vez de termos que ligar a bateria a corrente passaríamos ter um interruptor no hovercraft. Necessitámos de furar a placa de wallmate para podê-la ligar internamente aos cabos da bateria do motor.

Tentámos ainda com um controlo remoto controlar as ventoinhas e o motor para que assim pudéssemos individualmente controlar cada uma das ventoinhas e quando quiséssemos virar ser só parar uma delas, em relação ao motor, ligá-lo e desligá-lo. Mas devido a diferença de potencial das ventoinhas e do motor isso não foi possível, o que fez com que para ligar as ventoinhas tenhamos de ligá-las á electricidade.

Por fim e com o hovercraft pronto passámos a parte da decoração do mesmo. Como este é principalmente utilizado para transporte de armamento e homens em funções militares pensámos em revesti-lo com equipamento militar, colocando um pano de tropa.

Relativamente á parte teórica continuámos com a actualização/conclusão do blog e também mantivemos o contacto frequente com o professor da Universidade de Coimbra.

Em suma o projecto gerou algumas dificuldades a nível de interacção entre o grupo com algumas discussões sobre opiniões e também a nível prático, mas por fim tudo correu como o esperado e os objectivos foram cumpridos.

Castelo Branco, 4 de Junho de 2010

Apresentação final do projecto, com a entrega do portefólio completo.

Castelo Branco, 28 de Maio de 2010

Conclusão do poster do projecto e do hovercraft que já possui um camuflado que o cobre.

Castelo Branco, 21 de Maio de 2010

Troca das ventoinhas e novos ensaios. O hovercraft já anda apenas é necessário equilibrar os pesos das baterias e cobrir o wallmate com algum pano/papel.

Inicio da realização do poster.

Castelo Branco, 14 de Maio de 2010

Voltamos a cortar o plástico e voltámos novamente a fazer vários ensaios de modo a diminuir o atrito provocado pelo plástico no chão.

Será necessário alterar as ventoinhas por umas mais potentes.

Castelo Branco, 7 de Maio de 2010

Nesta aula, mudámos novamente o plástico porque na aula anterior com as experiências realizadas o plástico acabou por ser demasiado cortado, por isso hoje procede-mos à sua substituição.

Aproveitámos o tempo que sobrou, já que a cola tem que secar, para melhorar alguns aspectos do portefólio.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Castelo Branco, 30 de Abril de 2010

O professor disse que poderíamos cortar a saia, fazendo um corte modesto no plástico, também nos disse que poderíamos ir cortando pouco a pouco e ir empurrando o hovercraft para ver se tinha muito atrito. Para justificar esta experiencia, avisou-nos para o facto de quanto menos plástico tocar no chão menos atrito vai actuar sobre ele e assim ele irá mover-se com facilidade.

Castelo Branco, 23 de Abril de 2010

Nesta aula ligámos cada uma das ventoinhas de computador a uma pilha de 12V, verificámos que tínhamos que fazer uns furos na saia pois esta estava a ficar saturada com tanto ar no seu interior. Resolvemos então entrar novamente em contacto com o professor de física da universidade de Coimbra perguntando-lhe se podíamos fazer uns furos ou como poderíamos resolver o problema do ar no interior da saia.

Castelo Branco, 16 de Abril de 2010

Para esta aula fizemos experiencias com as ventoinhas que arranjámos cá na escola e outras que trouxemos que casa. Chegamos à conclusão de que a saia não podia ser fechada por baixo.

Castelo Branco, 26 de Março de 2010

Durante esta aula corrigimos os erros que tínhamos no nosso portefólio e avançámos um pouco no nosso trabalho.

Castelo Branco, 19 de Março de 2010

No inicio da aula procedemos á conclusão e respectiva apresentação do PowerPoint de final do 2º período.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Castelo Branco, 12 de Março de 2010

Nesta aula começamos a preparar o relatório de final de período, a apresentação de final de período e alguns pontos que ainda faltavam no portefólio.

Castelo Branco, 05 de Março de 2010

Depois de na última aula cortarmos a nova placa nesta aula fizemos os devidos cortes para a entrada do ar e também para colocar a cúpula, cortámos ainda o plástico para depois quando o motor for fixado, ser colado.

Castelo Branco, 26 de Fevereiro de 2010

No inicio da aula deslocámo-nos à loja dos chineses para comprar uma tigela de plástico que servirá de cúpula e cortámos uma nova placa para o produto final. Na segunda parte da aula cortamos a nova placa que servirá de base.

Castelo Branco, 19 de Fevereiro de 2010

Depois de pensarmos e experimentarmos várias maneiras conseguimos chegar a uma maneira viável de colocar o motor. Em vez de colocar-mos o motor no interior da saia, irá ficar na base, coberto por uma cúpula e ligado à entrada de ar um tubo para que possa receber o ar e o envie directamente para a saia.

Castelo Branco, 12 de Fevereiro de 2010

Continuámos as experiencias e chegámos a conclusão que não poderíamos colocar o motor dentro da saia, já que este tem a entrada do ar muito perto da saída, então começamos a pensar noutra alternativa.

Castelo Branco, 05 de Fevereiro de 2010

Na primeira parte da aula colámos o plástico ao wallmate e na segunda parte efectuamos várias experiências para perceber qual a melhor maneira de colocar o motor dentro da saia.

Castelo Branco, 29 de Janeiro de 2010

Para esta aula trouxemos o motor (de aspirador portátil) e estivemos a retirá-lo do aspirador e a fazer os devidos cortes para que o pudéssemos colocar na saia.

Castelo Branco, 22 de Janeiro de 2010

Já com o material necessário para a saia e para a base, estivemos a experimentar varias maneiras de colar o plástico a fim de fazer com ele tivesse o menos dobras possíveis e que ao encher tivesse o mais esticado possível.

Castelo Branco, 15 de Janeiro de 2010

Na primeira parte da aula fomos á Albidrogaria comprar plástico e cola para montar a saia. Trouxemos também a placa de wallmate e cortámo-la a fim de começar a fazer o protótipo.

Castelo Branco, 08 de Janeiro de 2010

Esta aula foi-nos "cedida" a fim de corrigirmos os erros de tudo o que não foi feito no portefólio no primeiro período.

Castelo Branco, 18 de Dezembro de 2009

Auto Avaliação sobre o trabalho realizado ao longo do 1º Periodo.

Castelo Branco, 11 de Dezembro de 2009

Apresentação do PowerPoint final do 1º período.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Castelo Branco, 04 de Dezembro de 2009

Nos primeiros noventa minutos o nosso grupo começou a desenvolver o PowerPoint final explicando tudo o que fizemos e o que estamos a pensar fazer ao longo do ano.
Na segunda parte da aula fizemos o relatório final onde descrevemos o que fizemos neste primeiro período.
 
Locations of visitors to this page